Tudo o que você precisa saber sobre a restituição do imposto

Tudo Sobre A Restituicao Do Imposto Blog - Regulariza Portal

Compartilhe nas redes!

Restituição de imposto a receber ou a pagar: fique atento!

Para receber a restituição do imposto, consulte no calendário a data prevista para esse pagamento, também procure informações com um contador especializado. Aproveite as dicas do post abaixo.

A restituição do imposto é uma diferença entre um imposto que já foi pago para Receita Federal e o valor que você pagou a mais.

Além disso, pode ocorrer a situação contrária, ao invés de receber a restituição, você terá que pagar o que faltou, ou seja, ao longo do ano, você pagou menos do que era devido. Portanto, na hora da declaração, terá que pagar a diferença negativa.

Continue por aqui e veja mais informações abaixo!

Restituição do imposto: veja mais detalhes!

Existe um momento em que as informações da sua declaração se cruzam com os dados que constam na Receita Federal, e os cálculos dos impostos são feitos. 

Por meio desse cruzamento é possível saber se o contribuinte pagou mais ou menos do que o valor devido. 

Esses cálculos são feitos automaticamente no programa de declaração de imposto de renda, ou seja, não há interferência de pessoas na hora de fazer os cálculos. 

Por isso, é importante fornecer as informações corretas para não pagar valor a mais do que o devido ou para não ter que repor alguma contribuição que ficou em falta. 

Mas quando receber a restituição do  imposto? Todos os anos a Receita Federal libera os valores a serem devolvidos para quem tem direito. 

Portanto, se você tem dinheiro a receber, precisa ficar atento ao calendário oficial. 

Alguns bancos oferecem a possibilidade de adiantar os valores da restituição com juros muito baixos. O que pode ser uma boa opção para quem precisa de dinheiro e não pode esperar até a data oficial. Converse com o seu gerente. 

Além da data, é preciso ficar atento a alguns fatores que influenciam na formação do calendário de devolução dos valores. 

  • Idosos e professores têm preferência na hora de receber a restituição do imposto de renda.
  • Fazer a declaração logo no início do mês de março, possibilita receber os valores logo no primeiro ou segundo lote.
  • A Receita Federal vai pedir os dados bancários de quem vai receber a restituição do imposto, ou seja, é preciso ter uma conta corrente ativa. 

Regulariza Portal: todos os serviços de regularização que a sua empresa precisa em um só lugar

A restituição do imposto é a oportunidade de legalizar a sua situação junto à Receita Federal ou mesmo receber valores que foram pagos de forma excedente.  

Lembre-se que embora alguns bancos ofereçam a possibilidade de antecipação do valor da sua restituição, isso é uma espécie de empréstimo. Portanto, você terá que pagar juros. Pense bem antes de optar por essa alternativa.

Além disso, o processo de solicitação da restituição é algo muito delicado e que demanda muita atenção. Pois é necessário informar todos os dados corretamente para que tudo seja feito de acordo com as regras, possibilitando que o seu pedido seja aceito.

Sendo assim, conte com um dos profissionais capacitados e experientes da Regulariza Portal na hora de fazer a sua declaração de imposto de renda para evitar erros no processo.

Quer saber mais sobre o assunto e como podemos te ajudar? Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas.

Aguardamos o seu contato!

Contratar um contador para me auxiliar no processo de restituição de imposto!

Classifique nosso post post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Posts Relacionados

O - Regulariza Portal

CND Receita Federal: como emitir?

Confira como emitir a Certidão Negativa da Receita Federal Apresentaremos, neste artigo, quais são os procedimentos necessários para emitir a sua CND da Receita Federal