Restituição de imposto a receber ou a pagar: fique atento!
Para receber a restituição do imposto, consulte no calendário a data prevista para esse pagamento, também procure informações com um contador especializado. Aproveite as dicas do post abaixo.
A restituição do imposto é uma diferença entre um imposto que já foi pago para Receita Federal e o valor que você pagou a mais.
Além disso, pode ocorrer a situação contrária, ao invés de receber a restituição, você terá que pagar o que faltou, ou seja, ao longo do ano, você pagou menos do que era devido. Portanto, na hora da declaração, terá que pagar a diferença negativa.
Continue por aqui e veja mais informações abaixo!
Quer ajuda para regularizar o seu CPF ou seu CNPJ?
A Regulariza Portal pode ajudar você a resolver as burocracias sem ter grandes complicações
Restituição do imposto: veja mais detalhes!
Existe um momento em que as informações da sua declaração se cruzam com os dados que constam na Receita Federal, e os cálculos dos impostos são feitos.
Por meio desse cruzamento é possível saber se o contribuinte pagou mais ou menos do que o valor devido.
Esses cálculos são feitos automaticamente no programa de declaração de imposto de renda, ou seja, não há interferência de pessoas na hora de fazer os cálculos.
Por isso, é importante fornecer as informações corretas para não pagar valor a mais do que o devido ou para não ter que repor alguma contribuição que ficou em falta.
Mas quando receber a restituição do imposto? Todos os anos a Receita Federal libera os valores a serem devolvidos para quem tem direito.
Portanto, se você tem dinheiro a receber, precisa ficar atento ao calendário oficial.
Alguns bancos oferecem a possibilidade de adiantar os valores da restituição com juros muito baixos. O que pode ser uma boa opção para quem precisa de dinheiro e não pode esperar até a data oficial. Converse com o seu gerente.
Além da data, é preciso ficar atento a alguns fatores que influenciam na formação do calendário de devolução dos valores.
- Idosos e professores têm preferência na hora de receber a restituição do imposto de renda.
- Fazer a declaração logo no início do mês de março, possibilita receber os valores logo no primeiro ou segundo lote.
- A Receita Federal vai pedir os dados bancários de quem vai receber a restituição do imposto, ou seja, é preciso ter uma conta corrente ativa.
Regulariza Portal: todos os serviços de regularização que a sua empresa precisa em um só lugar
A restituição do imposto é a oportunidade de legalizar a sua situação junto à Receita Federal ou mesmo receber valores que foram pagos de forma excedente.
Lembre-se que embora alguns bancos ofereçam a possibilidade de antecipação do valor da sua restituição, isso é uma espécie de empréstimo. Portanto, você terá que pagar juros. Pense bem antes de optar por essa alternativa.
Além disso, o processo de solicitação da restituição é algo muito delicado e que demanda muita atenção. Pois é necessário informar todos os dados corretamente para que tudo seja feito de acordo com as regras, possibilitando que o seu pedido seja aceito.
Sendo assim, conte com um dos profissionais capacitados e experientes da Regulariza Portal na hora de fazer a sua declaração de imposto de renda para evitar erros no processo.
Quer saber mais sobre o assunto e como podemos te ajudar? Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas.
Aguardamos o seu contato!
Contratar um contador para me auxiliar no processo de restituição de imposto!